22 de março de 2010

ESTAFETA NACIONAL: "POBREZA E EXCLUSÃO EU PASSO" - PIEC

"A decisão de instituir o ano de 2010 como Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social (AECPES) cria uma oportunidade única para Portugal assumir, como imperativo colectivo, a erradicação da situação de pobreza e exclusão em que ainda vivem muitos milhares de famílias.
De entre as iniciativas do Plano Nacional, coordenado pelo Instituto da Segurança Social (ISS) do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social está o Programa para Inclusão e Cidadania (PIEC) a quem cabe, no âmbito do AECPES organizar, a partir de 150 turmas escolares PIEF (Programa Integrado de Educação Formação), uma estafeta nacional, não competitiva, designada por Passar o Testemunho Contra a Pobreza e a Exclusão Social.
A estafeta decorrerá no período de 13 de Abril a 21 de Maio, deslocando-se de norte a sul do país, do litoral ao interior, percorrendo um total de 1800Km em 37 dias, e conta já com a adesão de inúmeras entidades, públicas e privadas, cujo sua missão tem na base os valores fundamentais da inclusão social."
Fonte:http://agavlemos-m.ccems.pt/mod/forum/discuss.php?d=1896

"Abertura oficial do Ano Europeu do Combate à Pobreza e Exclusão Social


Apresentou-se, no passado dia 7 no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, a abertura oficial do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social em Portugal, que contou com a presença, entre outros, da ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André.

A cerimónia iniciou-se com a intervenção do Coordenador Nacional do Ano Europeu, Dr. Edmundo Martinho, a quem compete a coordenação de todas as iniciativas que durante o ano de 2010 ocorram em Portugal, à qual se seguiu uma intervenção do Presidente da República (em registo audiovisual). A cerimónia contou com a actuação da Orquestra Geração (de jovens) e da Gulbenkian.

No final houve a apresentação dos embaixadores da causa no país como o cantor Boss AC, o actor Miguel Guilherme, a escritora Lídia Jorge, a cantora Tereza Salgueiro, a jornalista Fernanda Freitas, Salvador Almeida (da Fundação Salvador), entre outros.

A celebração será organizada mensalmente por áreas, sendo o mês de Abril o mês da Juventude. Nesse âmbito, o PIEC será o responsável, juntamente com a Comissão do AECPES, pela organização de uma Estafeta contra a Exclusão (nome temporário) que para além de envolver grande parte dos jovens em PIEF, irá também mobilizar parceiros sociais e instituições locais de desenvolvimento.

Para seguir de perto as iniciativas do Ano Europeu, consulte o seu sítio na internet."

Fonte:http://www.peti.gov.pt/news_det.asp?newsID=119

0 comentários:

Enviar um comentário